Bem-vindos à nova dimensão... seqüenciador de sonhos online.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Ponteiros errados *em um pedaço de jornal ao vento*

Como morador do Rio de Janeiro, podem achar muito estranho o que eu relato aqui hoje, mas eu sofro de HdV. Não, não, não, por favor, não me confundam aqui, jamais ousaria fazer graça com uma condição tão séria e nefasta quanto a AIDS, longe de mim. Falo do Horário de Verão. Xinguem-me todos, o quanto quiserem, mas eu não gosto dele. E não gostar dele é sofrer de HdV.

Já ouvi todos os argumentos a seu favor, mas o que mais gosto é o de que “o dia rende mais”. Esse vale talvez para aqueles que, como o canário da minha vizinha, dormem assim que tudo fica escuro ou alguém joga uma toalha sobre a gaiola. A essas pessoas, aliás, cuidado ao dirigir com vidro fumê no carro. Problema sério. Mas enfim, eu estou cá contando os dias para o fim desse mal que, convenceram-me, é necessário para poupar energia ao país. Meu dia, no entanto, rende as mesmas 24 horas que eu sempre conheci e amei. Para os madrugadores de plantão, é uma época que traz a sensação horrorosa de que você acorda ainda de noite.

Entendo os praieiros e seu amor por essa aberração cronológica. Mas eu não sou praieiro, mesmo morando no Rio. Entendo ainda aqueles que deixam o trabalho às 17, 18h e dizem que ao menos ainda ganham um pouco do seu dia, para fazer algo. Mas eu me reservo o direito de não gostar de jantar com o céu ainda claro. Eu não acho tanto que ganho mais do meu dia, mas perco um pouco da minha noite, e acho isso injusto.

Um romântico incorrigível, eu gosto da lua, do escurinho e do sereno. E quer coisa melhor que brisa fresca de noite de verão? Sinto-me, portanto, roubado de minhas agradáveis noites de brisa. Aqui sim ouso ser carioca e gostar da maresia do calçadão, do cheiro salgado do mar, à noite. E, convenhamos, tem todo jeito de doença sazonal, esse tal HdV.

---------------------------

Crônica publicada no jornal Caxias em Ação de fevereiro/08.

7 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro e amado, Troll.
Sou uma das poucas pessoas que também odeia o tal de HdV. As noites ficam mais curtas, o descanso se torna falho, então porque eu deveria gostar de ter uma hora a mais dutante o dia? Muitas pessoas gostam... Eu só gosto quando tenho que ir para um local e preciso pegar um ônibus. Uma coisa é pegar o ônibus à luz do dia, outra é a noite. Mas apenas por isso e nada mais do que isso. Para m im é um martírtio acordar e ver tudo escuro, maior martirio ainda é para nosso filho que precisa ir para a escola e resmunga com os olhos ainda fechados, um sonâmbulo na caminhada para a escola: Mas ainda está de noite...
E eu tendo que falar para ele que logo irá amanhecer. Venhamos e convenhamos... Será que economizamos mesmo tanta a energia assim?
Porque, eu confesso que tenho meus gastos de energia, mas que eu economizo muito mais do que muitas pessoas... Ah! Eu economizo.
Beijos de quem te ama muito e que amou sua nova Crônica,
Queen Sidhe

Nanda Nascimento disse...

Confesso que também não gosto, por um simples motivo, acordar e ter a sensação que não dormimos nada.

Beijos e flores!!

Lyn Monroe disse...

Eu nao reclamo muito nao!
gosto de sair do trabalho com sol ainda e me iludir q ainda tem dia p aproveitar..rs
Mudarem meu horario de entrada no trabalho de 8:30, q antes era 9 hrs, me abalou bem mais!
pelo menos o horario de verão uma hora acaba! rs
ótima semana!
beijos!

Anônimo disse...

Eu também não gosto desse negócio de dia estendido, era um tal de chegar na faculdade com o solzão na cara, sem mencionar que os sábados sem as suas completas horas noturnas não são sábados completos...

Bridget Jones disse...

Para mim é algo que na verdade tanto faz... Acordo bem cedão todos os dias e mesmo qdo não é horário de verão ainda está escuro (coisas de plantonista - psicanalista plantonista!).

Mas que eu adoro uma noitinha com brisa de Verão (esta aí do final a crônica) ah, isso eu gosto. E não tem ambiente mais legal par analisar doido do que na brisa da noite!

Apareça no "Sou para-raio de doido!". Não voltamos a toda, pois estamos compilando as melhores histórias de doidos!

Nanda Nascimento disse...

Vim em busca de novidades.

Beijos e boa semana!

Lee Holloway disse...

Hora de tirar o pó dessa Caverna...rs
Beijos!