Bem-vindos à nova dimensão... seqüenciador de sonhos online.

domingo, 19 de outubro de 2008

Mestres do universo *ao redor da fogueira*

Recebi no S2 Engine a proposta para colocar aqui um meme em homenagem ao Dia do Mestre (que já passou), e gostei da idéia. A coisa é falar dos Mestres da sua vida. Vamos ver...

**

1. Meus Mestres na Música
Bom, impossível começar esse sem falar da grande (e pacientíssima) Glorinha, minha professora de teclado que, dizem, conseguiu extrair alguma gota de talento de meus dedos, sobre aquelas teclas. Em seguida temos outro santo paciente, Professor Marcos, que passou três anos me aturando em suas aulas de teoria musical. Eu gostava muito, verdade seja dita.  No entanto, digo e repito que nasci sem qualquer iota artística em minhas veias. Das artes plásticas à música, eu não passo de mero apreciador.

Passando de quem efetivamente me ensinou a quem muito me influenciou, são outros 500. Minha vida SEMPRE teve trilha sonora. Não adianta tentar enumerar tudo, perdição isso. Mas o que me vem à mente: Roxette, Queen, Skid Row, Guns, Iron, Metallica, U2, Apoptygma Berzerk, KoRn, Rammstein, SOAD, Disturbed, Emilie Simon, Enya  (sim, Enya, senhoras e senhores), Era, Ayreon e muita coisa...


2. Meus Mestres de Relacionamento
OK, esse é algo delicado... há UMA pessoa que passou batida pela minha vida, alguém que realmente só foi um fator de influência por uma noite e meia manhã, mas fez toda a diferença. Não quero dar nomes, sinceramente, pois nem acho q precise disso, para a relevância deste meme. Mas foi uma pessoa que me surpreendeu em um momento definitivo, com uma frase que marcou-me profundamente: "Pq vc está cobrando do mundo que veja em vc algo que vc mesmo não vê? Não acha injusto, isso?" Quem me acha super-confiante ou meio egocêntrico, agora conhece de onde veio.

Bem, ir muito além disso é mergulhar no excessivamente subjetivo, mas meus outros Mestres nesse âmbito foram aquelas mulheres que de alguma forma me machucaram e realmente marcaram. Pessoas que me ensinaram a me resguardar um pouco mais, que deram aquela calejada no peito. Obrigado a vocês.


3. Meus Mestres Intelectuais
Aqui o bicho pega. São muitos e adoro a todos, realmente, ainda que alguns nem saibam disso. Mas o primeiro a realmente me fazer ter fome de conhecimento e muito mais foi uma professora santa que conseguiu aturar minha hiper-atividade até mais que meus pais, a grande tia Leninha, que me focou em devorar livros, já na segunda série. Dela, parto direto para um cara que eu odiei por um ano, antes de perceber as verdades em suas palavras: Uwe Barcellos, grande! Como todos os poderosos gênios, a vida te colocou provações grandes demais, mas onde quer que estejas, não me esquecerei dos esporros monumentais e massacrantes.
O próximo da lista precisa ser ninguém menos que Lenivaldo Gomes, professor de Teoria da Imagem, na faculdade. Um outro homem genial, de uma simplicidade tão marcante quanto sua inteligência. Ainda da mesma época, como deixar pra trás Marcia Guarischi Cortes, professora de fotografia que eternamente me deverá aquele aprofundamento em fotografia abstrata. *rs* Altos papos na banca de jornal, madrugando antes da aula. Lição de vida em pessoa. Por último, professor Bernardo, de marketing. Um homem que assume sua missão ao ponto tal que todo sábado recepciona grupos de alunos em casa, para suas aulas mais importantes. Salve, grande!

Saindo das aulas para os livros, vamos a quem realmente fez algo por mim, em páginas e linhas, sem qualquer ordem específica (conforme vou lembrando): Machado de Assis, Veríssimo, Umberto Eco, Julio Verne, Rolland Barthes, Michel Foucault, Edgar Allan Poe, J.R.R. Tolkien, Neil Gaiman, Theodore Levitt, H.P. Lovecraft, Erving Goffman, Maquiavel, Hobbes, Shakespeare... com certeza esqueci uma porrada.


4. Meus Mestres Espirituais
Delicado... mas já parou pra olhar em volta e realmente abrir os olhos pro mundo? Acho que meus melhores mestres espirituais sempre foram a observação e a auto-crítica.

Muitos da resposta 3 também caberiam aqui.


5. Grão-Mestre
No sentido que se aprende tanto pela dor quanto pela experiência alheia, acho que preciso citar aqui os doutores. Meus pais. Apesar de todos os pesares e de tamanha instabilidade já antiga, não posso negar o quanto se esforçaram em me ensinar, de todas as formas. Não vejo escolha mais nobre que a de se arriscar em criar um outro ser humano. Fui e sou difícil, mas isso é papo para outros momentos.

Em um sentido totalmente inverso, também cito meus impulsos. O abandono a eles já me levou a tanto do melhor e do pior que gosto de crer que meus instintos me trouxeram longe, para esses poucos 26 anos.


------------------------------


Como sempre, não pretendo repassar o meme a ninguém, quem curtiu, faça e depois me avise aqui, q vou adorar ler.

7 comentários:

iara disse...

adorei o meme, meu amigo.
revelador, sensível e profundo, com um pedaços escuros, outros mais claros. luzes e sombras. ...bem como vc é, do pouco que sei. bj

Lekkerding. disse...

Se disser que curte Maximum the Hormone, eu me dou um tiro.
@@"
Belo Meme, parabéns! \o/
Beijos

Sisa disse...

O que eu gostei nesse meme foi que a gente conhece um pouco mais das pessoas nele. Beijos, adorei, e ahhh... tb gosto de Enya rs.

Tyr Quentalë disse...

Adorei suas respostas, meu caro Rei Troll. Como já foi dito mais acima, o bom desse meme é que a gente o conhece um pouco mais. Também adoro Enya, e muitos do que vc citou, sendo que um deles, agradeço a ti por ter me apresentado.
Se eu fizer este meme, avisar-te-ei.. mas por enquanto nem sei por onde começar.
Beijos desse anjo que continua zelando por ti.

Lyn Monroe disse...

Sabe q meme nao sao os meus favoritos, mas a parte boa é q conhecemos um pouco mais das pessoas, né? e isso ja os torna mais interessantes! rs
provavelmente nao vou responder, mas qquer mudança te aviso!
beijos!

Nanda Nascimento disse...

Gosto quando você responde aos memes,suas respostas são sempre reveladoras.

Uma semana maravilhosa para você!

Beijos e flores!

Troll disse...

IARA:
Luz e sombra são os dois elementos essenciais formadores da matéria pulsante humana, cada vez mais me convenço disso.

LEKKERDING:
Já sacou q é de parar tudo e chamar a Nasa, né? *rs*

SISA:
Enya é show, né não? :-D

TYR:
Foi um prazer gigantesco, apresentar-lhe Ayreon. Bom q tenhas gostado da música e do meme.

LYN:
Só respondo aqui os memes que acho interessantes, a maioria eu ignoro pq acho meio sem propósito.

NANDA:
Reveladoras, é? Fico até preocupado. Hahahahahahahaha! Brincando. Bjão, caríssima.